Pensando em melhorar ainda mais a segurança do Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, administrado pela Organização Social Pará 2000 e Ideflor-bio, em parceria com o Governo do Estado, a vigilância do espaço foi reforçada. No último final de semana o espaço ganhou dois quadriciclos doados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), que também se encarregou de instalar câmeras de monitoramento.
Os quadriciclos doados ajudarão a melhorar a vigilância do Parque e facilitar as rondas em áreas de difícil acesso. Já as câmeras que serão instaladas em pontos estratégicos do Parque passarão a ser monitoradas por policiais de dentro do CPA (Comando de Policiamento Ambiental). A ação faz parte de uma operação direcionada às imediações e também para a área interna do Parque Estadual.
“Além de aumentar o número de seguranças, também reunimos e criamos estratégias com as policias militar e civil, em especial com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA)”, constata Edelber Santos, Gerente do Parque Estadual do Utinga pela OS Pará 2000.
O Secretário Adjunto de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas, afirmou que o objetivo principal é reforçar a segurança e equipar devidamente os agentes de vigilância para que possam operar de forma proativa, ágil e eficiente. “Estamos disponibilizando dois veículos pequenos e tracionados para facilitar a atuação dos policiais militares que realizam as rondas dentro e no entorno do parque”, destaca o Secretário.
Reunido com a família para para um passeio de bicicleta no Parque, o enfermeiro Edilson Calandrini, já percebeu a presença maior das equipes policiais no local. “Sempre venho aos finais de semana no Parque com minha família e hoje percebemos a diferença na segurança e nas rondas. Sentir essa sensação de segurança nos dá maior tranquilidade em realizar os passeios, especialmente nas trilhas. Com esse reforço, nosso lazer fica ainda mais garantido”, observa o enfermeiro.
“Nossas equipes estão preparadas para atuar dentro do parque e garantir maior segurança e tranquilidade aos frequentadores. Todas as ações estão sendo voltadas ao combate à ação de pessoas na prática de delitos contra o patrimônio público e privado, e a integridade física dos cidadãos. Buscamos manter a ordem social dentro do parque, que hoje é um dos pontos de maior procura pelos belenenses para o entretenimento ao ar livre, em grupo, em família ou entre amigos”, aponta o coronel Mascarenhas.
Serviço:
Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna
Funcionamento: segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo – das 06 às 17 h.
Fechado às terças-feiras para manutenção. Entrada franca.