Ainda estava escuro quando os atletas começaram a chegar ao Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” (Peut) neste sábado (03), para participar da corrida e caminhada “Junho Verde”. A iniciativa integra a programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 5 (segunda-feira). A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio). Mais de 800 pessoas participaram das atividades esportivas, que teve ainda fitdance, massagem relaxante e Feira da Agricultura Familiar.
A pedagoga Márcia Castro foi a primeira colocada na corrida, categoria Público Geral, Feminino, e ganhou o troféu e uma bicicleta. “A Semas está de parabéns por promover essa corrida, chamando a atenção para os cuidados com o meio ambiente, que precisa ter uma atenção de todo mundo. É preciso que todos se conscientizem, se sensibilizem, não joguem lixo no chão, na natureza”, disse a participante.
Também foram premiados os atletas que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares nas categorias Masculino Público Geral e Servidores, Público Feminino Servidoras e Pessoa com Deficiência (PcD). Nas duas primeiras categorias, os que conquistaram o 1º lugar ganharam bicicletas, e os demais um par de tênis, cada um. O 1º e 2º lugares na categoria PcD foram contemplados com um par tênis esportivo.
Conscientização – “Esse é o segundo ano que a gente oferece esse tipo de evento esportivo, mas conscientizador, também. Toda vez que a gente traz as pessoas aqui pro Parque do Utinga faz essa interconexão com o meio ambiente, com a floresta, com a natureza. A gente ganha aliados para essa luta por um meio ambiente mais protegido, com um desenvolvimento adequado mais sustentável no Pará. O início da Semana do Meio Ambiente também é início do nosso Junho Verde. Durante todo o mês de junho vamos ter programações para conscientizar, incentivar e trazer o pessoal junto com a gente na caminhada, que também é da COP 30”, enfatizou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida.
Para confirmação da inscrição, cada participante doou ração para animais silvestres, no valor de R$ 30,00, que foram entregues na sede da Semas, entre os dias 29 de maio e 02 de junho. Mil pessoas se inscreveram.
Paralelamente à corrida e caminhada da Semas, também ocorreu a Feira da Agricultura Familiar, reunindo pequenos produtores rurais de Santo Antônio do Tauá, município do nordeste paraense, que comercializam produtos sem agrotóxicos, incluindo frutas, legumes, queijo, farinha e mel.