Para quem gosta de ecoturismo ou deseja fazer um passeio diferente em família no dia dos pais, comemorado no próximo domingo (13), o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna é uma ótima opção de lazer. Criado em 1993, o Parque está localizado na área urbana da capital e se apresenta como um pedaço tranquilo da Amazônia a poucos quilômetros do centro da cidade. O local funciona de quarta a segunda, das 6h da manhã às 17h da tarde, com entrada gratuita.
Neste dia dos pais, uma boa opção de lazer em família é desfrutar de um dia tranquilo em meio à natureza exuberante dos mais 1,3 mil hectares do Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna. O parque abriga uma rica diversidade de fauna e flora, além de trilhas e lagos.
No Parque é possível realizar caminhadas, andar de bicicleta, e aprender sobre a conservação do meio ambiente. Para quem gosta de ecoturismo existem opções de trilhas ecológicas com diferentes percursos, além de atividades como rapel, tirolesa e boia cross.
O Parque também dispõe ainda, do Memorial dos Povos Originários da Amazônia Verônica Tembé. A exposição do Memorial traz um acervo proveniente do oeste paraense, que conta com mais de 1.480 peças de origem indígena.
E para aliviar o calor ou mesmo apreciar um bom café da manhã, almoço ou lanche da tarde, o espaço possui opções de cafés, lanchonetes, sorveterias e vendas de água de coco.
Dimensões – Com mais 1,3 mil hectares, o Parque do Utinga é uma das maiores UCs de Proteção Integral em regiões metropolitanas do Brasil. O local é refúgio para diversas espécies da fauna e da flora amazônica, além de abrigar os lagos Bolonha e Água Preta, responsáveis pelo abastecimento de 60% da Região Metropolitana de Belém.
Serviço
Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna
Funcionamento: quarta a segunda, de 6h às 17h – entrada gratuita
Endereço: Av. João Paulo II, S/N – Curió Utinga, Belém – PA
*As atividades de ecoesportes como trilhas, tirolesa e boia Cross são realizadas pela empresa Amazônia Aventura. Confira os valores e disponibilidade em www.amazoniaventura.com.br
Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000