No clima das Olimpíadas, uma visita ao Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna pode ser uma ótima opção de comemoração diferente para o Dia dos Pais, celebrado neste domingo, 11 de agosto. O local possui diversas opções de esportes de aventura e já se consolida como referência em ecoturismo. O Parque Zoobotânico Mangal das Garças também dispõe de atrativos que conectam os visitantes com a natureza, além de oferecer uma programação gratuita em homenagem aos pais nesta data especial.
Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna – Neste Dia dos Pais, que tal acrescentar ao tradicional café da manhã uma aventura com a prática de ecoesportes realizados na Unidade de Conservação do Utinga? O Parque dispõe de trilhas ecológicas, passeios de bicicleta, rapel, bóia-cross e tirolesa, opções de lazer que atraem tanto turistas quanto moradores locais. Recentemente, a introdução da canoagem como atividade tem sido um sucesso, aumentando ainda mais a popularidade do parque.
O Parque também dispõe do Memorial dos Povos Originários da Amazônia Verônica Tembé. A exposição do Memorial traz um acervo proveniente do oeste paraense, com mais de 1.480 peças de origem indígena.
E para aliviar o calor ou mesmo apreciar um bom café da manhã, almoço ou lanche da tarde, o espaço possui opções de cafés, lanchonetes, sorveterias e vendas de água de coco. Administrado pela Organização Social Pará e IdeflorBio, o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” funciona de quarta à segunda, das 6h às 17h, com entrada gratuita.
Parque Zoobotânico Mangal das Garças – Com entrada gratuita e aberto de 8h às 18h, o Mangal das Garças é uma ótima opção de passeio ao ar livre, onde as famílias poderão contemplar a natureza e desfrutar de uma amostra da flora e fauna amazônica. O complexo oferece, ainda, restaurantes e quiosques de sorvete, lanches e cafés. Além disso, é possível visitar os espaços monitorados como a Reserva José Márcio Ayres (borboletário), o Farol de Belém e o Memorial Amazônico da Navegação.
Para deixar a manhã do domingo dos pais ainda melhor, o Mangal terá mais uma edição do Projeto Ecoarte, que visa fomentar a educação ambiental e o desenvolvimento infantil por meio de atividades lúdicas e criativas. A partir das 10h, as crianças poderão participar de uma oficina criativa gratuita, onde irão produzir cartões para presentear suas figuras paternas.
Após a programação infantil, os visitantes podem aproveitar a programação diária do Parque, que é totalmente gratuita. Confira:
Programação diária:
08h30 – Alimentação das iguanas
09h – Apresentação mini rapinantes (de terça a sexta-feira)
10h – Soltura de borboletas
10h30 – Alimentação das tartarugas no lago
11h – Alimentação das garças
11h15 – Voo do gavião Alba
15h – Alimentação das garças
17h – Passeio das corujas (de terça a sexta-feira)
17h30 – Alimentação das garças
O Parque Zoobotânico Mangal das Garças é administrado pela Organização Social Pará 2000, por meio da Secretaria de Estado de Turismo.
A visita a um Parque ambiental pode ser uma experiência única, que além de oferecer conexão com a natureza é capaz de criar memórias que se tornarão melhores do que qualquer presente material.
Serviço – Parque Zoobotânico Mangal das Garças – funciona de terça a domingo, das 8h às 18h. Entrada gratuita. End: R. Carneiro da Rocha, s/n – Cidade Velha, Belém – PA.
Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna – funciona de quarta a segunda, das 6h às 17h. Entrada gratuita. End: Av. João Paulo II, S/N – Curió-Utinga, Belém – PA
Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000